sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Alimentos com mais agrotóxicos

Papinhas exigem legumes, verduras e frutas. Sempre vem aquela preocupação com a qualidade do produto que compramos. Então googlei para ver os alimentos que mais sofrem a ação dos agrotóxicos. Para o meu espanto eram os que mais consumimos com algumas exceções(ex: pimentão). Acredito que frutas de cascas grossa e que não comemos a casca sejam mais tranquilos (ex: abacaxi). Dessa vez já comprei o tomate e cenouras orgânicos. Não quero fazer dessa necessidade uma neura, mas o que eu conseguir consumir orgânico porque não?



Ao divulgar os dados, o Ministério da Saúde lembrou que, no Brasil, as intoxicações causadas por agrotóxicos só perdem para aquelas provocadas por medicamentos. Foram analisadas 17 variedades de alimentos, incluindo grãos, frutas e verduras vendidos em quase todos os Estados (só Alagoas ficou de fora), mais o Distrito Federal.

A nutricionista da Unifesp, Anita Sacks, recomenda fazer uma pré-lavagem em verduras e legumes antes de armazená-los. Limpe-os com um papel toalha seco, antes de guardar na geladeira . Já as verduras exigem uma atenção especial. Compre folhas preferencialmente secas, enrole-as em um papel toalha e coloque-as em um saco plástico especial para armazenar alimentos. Retire todo o ar do saco e leve as folhas para a geladeira , dá a dica para as verduras durarem mais tempo.

Na hora do preparo, lave os legumes com água e sabão neutro. Faça isso, de preferência, com uma escova ou bucha exclusiva para este fim. E, após tirar a casca, não é preciso lavar novamente. Já as verduras, depois de passadas folha a folha em água corrente, precisam ser imersas em uma mistura de água e água sanitária não odorizada e de boa procedência (evite usar os produtos vendidos de porta em porta, cuja diluição ocorre sem o acompanhamento de órgãos de vigilância).

A seguir, veja a lista dos nove alimentos que mais contêm agrotóxicos.
1: Pimentão: 65,36%
2: Morango: 36,05%
3: Uva: 32,67%
4: Cenoura: 30,39%
5: Alface: 19,8%
6: Tomate: 18,27%
7: Mamão: 17,31%
8: Laranja: 14,85%
9: Abacaxi: 9,47%

Fonte: Minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...