sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notícias do meu bebezinho - 12 semanas

Mais um encontro com o bebe. Ele está cada dia maior e mais completinho. Já tem coração, pulmão, rim, cérebro, costelinhas, coluna vertebral, orelhinhas, dedinhos, fêmur e tudo mais de bom!!

Hoje estava dorminhoco. Mas educado. Deu um soluço e colocou a mão a boca... hahah. Ele estava de novo com as perninhas cruzadas. Fiquei preocupada pois se estiver assim na 16ª semana vai ser difícil ver o sexo!! OOooooo

11 semanas e 6 dias (idade ecográfica = 12 semanas e 6 dias)

Peso fetal estimado: 59 g (está meio pesadinho demais. Ou o médico errou, ou ele é gordinho)
Tamanho do feto: comprimento cabeça-nádega = 6,2cm (Um feto gigante... hihihih)
Batimentos cardíacos: 147bpm  

Vamos ao dados da biometria: 

Diametro bipariental: 2cm
Circunferencia cefálica: 7,4cm
Circunferência abdominal: 5.9cm
Comprimento fêmur: 0,7cm
Translucência nucal: 0,9mm (VR: até 2,5mm)
Osso nasal: 2,9mm (VR: 1,8mm a 4,2mm) 
Onfalocele ausente

Algumas tabelas como referência (sempre pode ter variações fora do padrão, afinal cada pessoa é uma pessoa... Oooo )

A Tabela 2 apresenta os valores médios estimados e os respectivos intervalos de confiança (95%) do diâmetro biparietal médio para idades gestacionais entre 12 e 39 semanas. 


A Tabela 3 apresenta os valores médios estimados e os respectivos intervalos de confiança (95%) da circunferência cefálica para idades gestacionais entre 12 e 39 semanas.

 Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72031999001000002&script=sci_arttext

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Baby Boo

Se você ganhar presenteie o Oripedes!!! hihii

HISTÓRIA DO NATAL DIGITAL

Qual posição o nene deve dormir??

Hoje no jornal da manhã assisti uma reportagem sobre posição do bebe dormir e o risco de morte súbita. Veja a reportagem...
Enjoy!!!
_____________________________________________________________________

LINKS:
http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/aprenda-a-melhor-forma-de-colocar-um-bebe-para-dormir/1390036/
http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/medica-ensina-a-melhor-posicao-para-o-bebe-no-berco/1390032/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20101209/page/1
____________________________________________________________________

Qual a melhor forma de por o bebê para dormir? Mesmo quem tem experiência fica na dúvida. A principal dica para não correr riscos é não deixá-lo de bruços. Essa posição é proibida para deixar um bebê novo dentro do berço.


“Essa é a melhor posição para ficar. Ele sempre fica com a cabeça para direita ou para esquerda , e isso faz com que o bebê não se engasgue ou se sufoque caso o leite volte”, explica a pediatra Samantha Vollet.


“Existem trabalhos que mostram que aumenta o risco de morte súbita se o bebê estiver virado de bruços. Isso pode fazer com que ele não consiga respirar e ele não vai ter discernimento de mudar de posição sozinho”, completa a pediatra Samantha Vollet.

“A gente sempre orienta depois da mamada que a mãe fique com o bebê para arrotar. Existem bebês que não arrotam, isso acontece também. É preciso passar entre cinco e dez minutos em pé ou também sentada com o bebê no colo bem elevado. Passou de dez minutos e o bebê não arrotou nada, já é possível colocar o bebê no berço com a barriga para cima”, aconselha a pediatra Samantha Vollet.

Para conversar mais sobre os cuidados com o bebê, o Bom Dia Brasil entrevistou a pediatra Ana Maria Escobar, do Instituto de Pediatria do Hospital das Clínicas. A equipe utilizou um boneco para demonstrar as formas corretas e incorretas na hora do sono do bebê. O boneco estaria dormindo de lado, dentro de um pequeno berço, onde há um travesseiro, uma almofadinha e uma toalhinha.

Bom Dia Brasil: Esta é a melhor posição? Está tudo certo com o bebê?
Ana Maria Escobar: Não. Está tudo errado. Primeira coisa: o berço deve estar livre de travesseiros, brinquedos, mamadeiras.

Bom Dia Brasil: Isso porque o bebê pode se sufocar?
Ana Maria: Sim. Quanto mais livre, melhor para o bebê. O ideal é que ele fique sem nada, virado de barriga para cima, nunca de bruços. A posição normal do bebê é de barriga para cima com a cabeça lateralizada. Assim o abdômen dele fica solto, com uma dinâmica melhor, dificilmente ele vai regurgitar e engasgar o que ele regurgitou e se asfixiar com isso.

Na posição indicada (de barriga para cima com a cabeça de lado) ele consegue não se engasgar?
Ele consegue porque a cabeça lateralizada proporciona a saída do refluxo pelo lado. E com a barriga para cima ele respira melhor, deixando o estômago mais livre e mais solto.

Nos Esatdos Unidos, médicos dizem que temos de colocar o bebê de bruços para que ele exercite o músculo da nuca. Mas há condições para que isso seja feito?
Sim. Sempre com o bebê acordado, com a mãe brincando com o bebê e olhando. Justamente para que ela veja o que ele está fazendo.

Portanto dormir, só de barriguinha para cima.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...