quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pavilhão de Barcelona

http://www.miesbcn.com/en/pavilion.html

Clique em Virtual visit

Aqui seguem algumas imagens, mas as do site são bem melhores.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pavilh%C3%A3o_alem%C3%A3o_na_Feira_Universal_de_Barcelona

Pavilhão alemão na Feira Universal de Barcelona

O pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona (também conhecido como Pavilhão Barcelona) foi um edifício projetado pelo arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe. É considerado um marco importante na história da arquitetura moderna, sendo conhecido pela sua geometria depurada e pelo uso inovador e extravagante de materiais tradicionais, tais como o mármore, ou de novos materiais industrializados, como o aço e vidro.
O pavilhão foi demolido no final da Feira, mas devido à importância que teve para a história da arquitetura e na própria biografia do arquitecto, a Fundação Mies van der Rohe encomendou sua reconstrução, no mesmo local, durante a década de 1980.

Sobre a arquitetura

A estrutura assenta sobre um grande pódio ao longo de um espelho d'agua. Conta com oito pilares de aço, cujo desenho em cruz grega tornou-se célebre na arquitetura moderna, os quais sustentam a cobertura plana do edifício. Como elementos de vedação, verifica-se o uso de cortinas de vidro delimitando os espaços internos e externos e de divisórias baixas de alvenaria no interior. No geral o edifício caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares que constróem o espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada. Tal raciocínio projetual é eventualmente apontado como minimalista, sendo uma referência importante na arquitetura minimalista pós-moderna. O Pavilhão, desta forma, pode ser entendido como uma das mais perfeitas expressões do pensamento projetual de Mies van der Rohe, resumido em sua célebre frase Menos é mais.

Como forma de promover o desenho integral do espaço, segundo uma determinada intenção de projeto bastante rígida, Mies desenhou também aquela que ficou conhecida como Cadeira Barcelona para compor os ambientes deste pavilhão, a qual também é considerada um marco no desenvolvimento do design moderno. Tal cadeira é produzida e comercializada até os dias atuais. Duas dessas cadeiras foram utilizadas como trono para os monarcas espanhóis durante visita à exposição.



Como chegar lá?

Av. Francesc Ferrer i Guàrdia 7
(former Av. Marqués de Comillas)
pavello@miesbcn.com
Tel: 93 423 40 16

Aberto t
odos os dias das10 h as 20 h.

Valores da entrada
Publico em geral: 4,5 euros
Estudantes: 2,3 euros
Grupos com reserva*: 2,3 euros
Menor de 18: free

Fechado nos dias16 & 17 de junho. Dia 22 de junho aberto apenas de tarde.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quadros de silhuetas

Olá,

    A dica é para aquelas pessoas que querem um quadro diferente, fora do comum, esses que aparecem em revistas nas casas de pessoas cult mas não tem dindin. Veja como é fácil fazer. Você pode pegar silhuetas na internet, ou pegar imagem de pessoas e usar de molde num papel liso. Vai nessa....

Enjoy!!

Idéia singela para quem tem habilidade manual...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Módulo de jardim

Vejam que legal essa idéia do arquiteto alemão Nils Holger Moormann.

Enjoy!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...