sábado, 19 de março de 2011

Porta-maternidade

     Nessa semana dei mais um passo no porta-maternidade do Davi. Eu e o Daniel fizemos alguns aviõezinhos. Também comprei o piquê e algodão siliconizado para fazer a almofadinha que será uma nuvem onde vou costurar os fios de nylon que vão segurar os aviões de papel. Também comprei uns tecidos coloridos para escrever DAVI.



         Os aviões foram feitos com papel de origami e cada lado é de uma cor. Ex: verde e amarelo, azul e laranja, vermelho e preto.

Noiva de sapatos coloridos

   Quando casei há 6 anos atrás ainda estava começando essa onda de casamento com mega-produção. O meu foi muito simples em comparação com os atuais casamentos, mas na época ele foi cheio de novidades.
   Lembro que foi um caos para achar sapatos. O sapato tinha que ser branco e muito alto por causa do meu marido. Resumindo tive que mandar fazer em São Paulo.
   Agora vejo que os sapatos não precisam mais ser brancos. Podem ser amarelos, pink, azul, da cor que você quiser. E a meia e gravata do noivo e padrinhos também!








Imagens: http://www.casamentoclick.com.br/report/sapatos-noiva-colorido.html

Segundo estágio: período expulsivo

O trabalho de parto se divide em três estágios. Vamos ver o 2º estágio.                  

1º estágio, acontecem as contrações que levam à dilatação do colo do útero, cujo orifício abre 10 centímetros.
http://claraviegasmiranda.blogspot.com/2011/03/os-estagios-do-trabalho-de-parto.html

2º estágio, o de expulsão, quando você tem de fazer força.

3º estágio é a saída da placenta, depois que o bebê nasce. 

___________________________________________________
Quando o colo do útero estiver 10 centímetros dilatado, começa o trabalho duro -- e junto vem a emoção, já que a hora de você ver a carinha do seu filho está mesmo chegando.

É nesse estágio que seu útero empurra o bebê pela vagina, ou pelo canal de parto. Muitas vezes há um certo intervalo nas contrações entre o fim do primeiro estágio e o começo do segundo, e você e seu bebê podem descansar um pouco.

Quando as contrações voltarem, você vai sentir a pressão da cabeça do bebê entre suas pernas. A cada contração, quando você fizer força, ele vai descer mais um pouco na sua bacia, mas, quando a contração acabar, ele vai recuar!

Não se desespere. Desde que ele esteja avançando um pouquinho por vez, está tudo bem. Quando a cabeça do bebê estiver chegando na vagina, você vai sentir uma sensação quente, de ardor, e o médico vai anunciar que o bebê está "coroando".

A cabeça começará a sair, e pode ser que o médico peça para você parar de fazer força. Assim, o bebê nasce mais devagar, e diminui o risco de você ter lacerações no períneo, a área entre a vagina e o ânus.

Dependendo do caso, o obstetra pode preferir fazer um pequeno corte no períneo, a episiotomia, para facilitar a saída do bebê.

Quanto tempo vai demorar?

Se você já teve um bebê antes, o segundo estágio pode levar menos de dez minutos. Se for seu primeiro filho, pode demorar horas.

O que você pode fazer

Siga o que seu corpo pede e faça força quando sentir vontade. Tente não prender a respiração. Você vai ver que pode fazer força várias vezes durante uma mesma contração.

Se você recebeu a anestesia peridural, peça ao médico ou à enfermeira obstetriz para lhe dizer quando deve fazer força.

Você pode tentar mudar um pouco de posição, na medida do possível (isso pode ser difícil se você não estiver sentindo as pernas). Às vezes ficar de lado, sobre a parte esquerda do corpo, facilita a passagem do bebê pelo canal de parto.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/parto/estagios-parto/

sexta-feira, 18 de março de 2011

Curativos do Coto Umbical

Uma coisa que fico preocupada em como cuidar é do cordão umbilical. Acho uma imagem feia. Aqui tem umas dicas bem didáticas. Se alguém tiver mais alguma contribuição deixe um comentário.
________________________________________________

      Nos primeiros dias de vida o cordão umbilical do recém-nascido é branco com raias azuladas (devido a presença dos vasos sanguíneos – duas artérias e uma veia).
      A queda do coto umbilical se dá, normalmente, do 5o-(quinto) ao 14o-(décimo quarto) dia de vida, dependendo do número de vezes que o curativo é realizado.
      Faça curativo do coto com álcool puro e envolva-o em gaze estéril.
      É possível ajudar o processo de cicatrização, mantendo a área do umbigo limpa e seca.
      A base do cordão pode ser limpa com hastes flexíveis embebidas com álcool.
      Na troca de fralda, mantenha o cordão umbilical para fora da fralda, para arejar e permitir a cicatrização mais rapidamente.
      Não se deve usar cinteiro nem moeda- Neste período a limpeza do bebê deve ser feita com algodão, água fervida morna e sabonete neutro, sempre retirando todo o produto e enxugando bem o neném.
     No caso do cordão ficar com um cheiro desagradável, avermelhado ou com uma área quente em seu entorno, comunique-se imediatamente com o seu pediatra. 

Fonte: http://www.pcg.com.br/guiameubebe/dicas/higienedobebe.htm

Os estágios do trabalho de parto

      Estou com 6 meses e meio de gravidez. Mais para lá do que para cá, portanto tenho que me preparar para a hora da chegada do Davizinho. Para o momento de transição, digamos assim. É muito bom ter ele na minha barriga e vai ser ainda melhor tê-lo em meus braços, mas o momento da saída dele de mim não é tão gostoso, agradável e confortável. Por tanto estou tentando me preparar psicológicamente para a hora.
       Vou tentar fazer o parto normal, mas se não der, vamos para a cesárea sem traumas.

_________________________________________

O trabalho de parto se divide em três estágios. Vamos ver o 1º estágio.                  

1º estágio, acontecem as contrações que levam à dilatação do colo do útero, cujo orifício abre 10 centímetros.

2º estágio, o de expulsão, quando você tem de fazer força.

3º estágio é a saída da placenta, depois que o bebê nasce. 

___________________________________________________
1º estágio: Fase 1

Cada mulher tem seu próprio ritmo de trabalho de parto. Algumas nem percebem as primeiras contrações e já dilataram vários centímetros quando se dão conta.

À medida que o colo do útero começa a dilatar, sua posição na pelve muda, e ele avança. Também fica mais flexível e fino. 

O que você pode fazer

Você pode ficar em casa, sair para dar uma volta a pé, assistir a um filme no vídeo, fazer os últimos preparativos, tomar um banho ou dormir um pouco. Relaxe o máximo que puder, apesar da ansiedade.

Se fizer muito tempo que você não come nada, coma algum carboidrato ao primeiro sinal de que pode ser trabalho de parto mesmo, porque depois, no hospital, os médicos preferem que se fique em jejum -- até de água.

Avise o médico sobre as contrações: ele vai querer se programar, mesmo que ainda falte bastante tempo para o parto em si. Essa fase pode durar muitas horas.  

1º estágio: Fase 2

Você estará em trabalho de parto ativo quando seu colo do útero tiver dilatado de 3 a 4 centímetros. As contrações vão ficando mais fortes e mais frequentes, e talvez mais longas. Elas podem chegar a intervalos de três em três minutos, e durar de 60 a 90 segundos.

O que você pode fazer

Vá para a maternidade, de preferência tendo consultado primeiro o médico por telefone. As contrações vão começar a vir uma em cima da outra. Tente ouvir o que diz o seu corpo. Será que você ficaria mais confortável numa outra posição? Ir ao banheiro ajudaria? Ou andar um pouco?

A respiração e o relaxamento são essenciais a essa altura, e seu parceiro pode ajudá-la. Um banho quente pode aliviar a dor -- há maternidades que dispõem de banheiras para isso, mas o chuveiro já ajuda.

Às vezes, em determinado momento do trabalho de parto, o colo do útero começa a dilatar menos, ou até pára. Se isso acontecer, experimente mudar de posição, ou pedir uma massagem para seu parceiro.

Caso sua bolsa não tenha rompido ainda, o médico pode sugerir estourá-la para ver se isso acelera o trabalho de parto. O processo em si não dói, mas as contrações, por outro lado, ficam mais fortes depois que a bolsa estoura.

É nessa fase também que você pode tomar uma anestesia peridural para aliviar a dor. A anestesia pode relaxá-la, facilitando a dilatação. 

1º estágio: Fase 3

Na fase de transição, o colo do útero chega a 10 centímetros de dilatação. As contrações podem durar até um minuto e meio cada, vindo em intervalos de dois em dois ou de três em três minutos.

Pode ser que você tenha tremedeira, sinta frio ou enjoo (ou talvez não sinta nenhuma dessas coisas!). Para muitas mulheres, essa fase é uma experiência tão intensa que parece que o corpo dela assumiu vida própria.

O que você pode fazer

Lembre que falta pouco. Aproveite ao máximo o intervalo entre as contrações para relaxar. No meio da contração, tente achar a posição em que se sentir melhor. Mantenha a respiração ritmada (inspire pelo nariz e expire pela boca, com os lábios relaxados), e, se tiver vontade de gritar, urrar e gemer, não se acanhe.

 Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/parto/estagios-parto/

Desenvolvimento fetal - 26 semanas de gravidez

Veja como o Davi está na minha barrigona!

___________________________________________________

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
 
Click here to find out more!
Se pudesse medir seu bebê agora, você veria que ele está com cerca de 36 centímetros. Os olhos do seu bebê começam a se abrir nesta fase.

A reação a sons fica mais constante no final do sétimo mês, quando a rede de nervos que vai até o ouvido é concluída. Ele também continua "respirando" - apesar de respirar água, e não ar, é um bom treino para quando estiver do lado de fora do útero. 

Seu bebê está crescendo muito rápido, e o desenvolvimento do cérebro é bastante intenso, por isso sua nutrição é importantíssima. Continue se alimentando com uma dieta equilibrada, com muitos grãos, verduras e legumes. Alimentos ricos em fibras, como pão, cereal e arroz integrais, são ricos em vitamina B e ajudam a aliviar o intestino preso.

Órgãos genitais: testículos estão começando a descer para o saco escrotal. A viagem dura 2 a 3 dias.

Fofura de Páscoa - Galhos com ovos, borboletas, passarinhos








quinta-feira, 17 de março de 2011

Fofuras de Páscoa - guardanapos

Veja que simples e delicado.... Para fazer as tags imprima ou compre papéis de scrap!

 



quarta-feira, 16 de março de 2011

Quadrinhos charmosos


Algumas silhuetas disponibilizadas pelo casa.com:

Casa do meus sonhos

Arquiteto Marcio Kogan
Fonte: http://casavogue.globo.com/interiores/bons-ventos-arejam-casa-em-salvador-3/

Almofada mapa-mundi

Veja essa almofada que fofa. Ela pode servir de porta-pijama como as da Imaginarium.

Fonte: http://www.viajandaunblog.pop.com.br/post/2992/acessorios-para-casa-de-viajante-almofada-mapa-mundi

Fofura de Pascoa - docinhos e ovos

Veja que formas divertidas de decorar os docinhos de Páscoa... hum... Chocolate....




















terça-feira, 15 de março de 2011

Coques charmosos

Veja que cabelos lindos para noiva, madrinhas ou formandas... Só que o cabelo tem que ser longo....


Fonte: http://madamecasamenteira.blogspot.com/2011/03/coque-para-noiva.html

Fofura de Páscoa - Ovo e flor

A Páscoa simboliza vida e nada mais bonito do que o ovo e flores. Veja que legal esse ovo de espuma floral coberto de flores. Fofura total!! Como fazer passo-a-passo.


Fonte: http://www.marthastewart.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...