sábado, 5 de fevereiro de 2011

Grávida e inchada - e agora??

Minhas mãos e meus pés estão inchadinhos. Então fui ao Baby center em busca de alguma explicação. Segue a matéria com o porque ficamos inchadas e como melhorar.

Minha foto por Carol Viegas

___________________________________________________

Fonte:  http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/saude/edema/
Escrito para o BabyCenter Brasil

Por que meus tornozelos e dedos do pé estão inchados? 

 

O nome técnico desse inchaço você está tendo é edema; ele é resultado do sangue a mais que circula no seu corpo durante a gestação.

O útero maior pressiona as veias pélvicas e a veia cava (uma grande veia na parte direita do seu corpo que recebe sangue dos membros inferiores), desacelerando a circulação e fazendo com o que o sangue se acumule.

A pressão do sangue preso faz com que água desça para os tecidos dos pés e tornozelos. Essa água é líquido que está no seu corpo de qualquer forma, mas acaba sendo movimentado.

Outro problema é que muitas mulheres grávidas também retêm líquido, o que contribui ainda mais para o inchaço.

O calor também favorece o inchaço. Normalmente quem tem bebê no final do verão acaba ficando mais inchada que quem chega ao final da gravidez no inverno.

O edema é uma coisa bem normal e comum entre as grávidas. Porém, se você apresentar um inchaço acentuado ou repentino nas mãos e no rosto, fale com seu médico, porque isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, um problema grave.

O que posso fazer para minimizar o inchaço? 

 

Veja algumas dicas:

• Sente-se com os pés elevados sempre que possível. Em casa, coloque os pés em cima do sofá ou use um banquinho. Quando estiver no trabalho, se não houver um banquinho disponível, empilhe revistas ou livros embaixo da sua mesa. Ao tirar uma soneca, procure deitar sobre seu lado esquerdo.

• Coloque uma meia-calça com alguma compressão antes mesmo de sair da cama de manhã para prevenir que o sangue se acumule ao redor dos tornozelos.

• Beba bastante água. Pode parecer estranho, mas quanto mais líquido se bebe menos água o corpo retém.

• Pratique exercícios regularmente, especialmente caminhadas, natação, hidroginástica ou bicicleta ergométrica.

Coma bem e evite alimentos com alta concentração de sódio, como os salgadinhos de pacote, frituras, comidas congeladas industrializadas e sopas prontas, azeitonas e embutidos. Também evite o excesso de açúcar.

O inchaço também pode fazer você ter dor e dormência nas mãos.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Desenhos para etiquetas, cartões e scraps - coloridos

Fonte: http://www.makingmemories.typepad.com/makingmemories/page/3/





Desenvolvimento fetal - 20 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Minha foto por Carol Viegas

Assista o vídeo:
brasil.babycenter.com/video/gravidez-por-dentro/15-a-20-semanas/
Click here to find out more!

Seu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. O bebê está engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso.
Uma boa maneira de se preparar para o parto e conhecer suas opções é fazer um curso pré-natal. Mesmo que você não seja marinheira de primeira viagem, esse tipo de aula pode trazer novas contribuições. É bom se planejar para ter concluído o curso com 37 semanas, quando a gestação terá chegado a termo, e o trabalho de parto poderá começar a qualquer momento.

Tome um cuidado especial para obter ferro suficiente na alimentação. Seu bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos, entre outras coisas. Se você não está tomando um suplemento vitamínico, pergunte ao seu médico se há necessidade, e não se esqueça de comer alimentos ricos em ferro, como carne vermelha magra, frango, peixe, lentilha e espinafre.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...