sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Concreto ecológico

Concreto Ecológico Engemix

Concreto produzido com a utilização de até 30% de brita de borracha, a partir de pneus triturados



A cadeia produtiva da construção civil é uma das maiores consumidoras de matérias-primas naturais, sendo responsável por aproximadamente 20 a 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade.

O Brasil produz cerca de 54 milhões de pneus por ano, sendo que cerca de um terço é exportado para outros países e o restante é utilizado em veículos nacionais. Após a utilização, os pneus sem uso são jogados em aterros sanitários, lixões, beiras de estradas, rios, entre outros locais abertos. Já que são biodegradáveis, os pneus acarretam graves problemas ao ambiente, facilitando a reprodução de insetos e roedores, além de obstruir e poluir os canais dos rios.

PRODUTO SUSTENTÁVEL

Para ajudar a evitar esses males ao meio ambiente, a Engemix - em parceria com o Instituto Via Viva - pensou numa maneira de criar uma nova linha de concreto, a fim de oferecer vantagens técnicas e inovadoras para aplicação em diferentes áreas da construção civil, além de colaborar efetivamente com o meio ambiente oferecendo inúmeras vantagens sociais, ambientais e econômicas.

Desta iniciativa surgiu o Concreto Ecológico, no qual parte das britas é substituída por agregados provenientes da trituração de pneus inservíveis, e qualquer outro material de borracha que tenha chegado ao final do seu ciclo de vida, o que ajuda a minimizar os impactos até hoje sofridos pela natureza.

O Concreto Ecológico permite utilização máxima de 30% de brita de borracha, produzida a partir de pneus triturados. A proporção muda conforme a aplicação. A mistura leva em média 15 pneus de caminhão por m³, uma proporção indicada para calçadas com 5 cm de espessura. Uma barreira de contenção, por exemplo, pode consumir cerca de 6,4 pneus de caminhão para cada m³ de concreto ecológico.



FORMAS E APLICAÇÕES

O Concreto Ecológico, primeiramente, foi criado para ser usado nas barreiras rodoviárias, pois absorve melhor o impacto, reduzindo os ferimentos provocados nos passageiros em caso de colisão.

Além disso, pode ser aplicado com um ótimo desempenho em peças como pisos, calçadas, sarjetas, dormentes, isolamento termo-acústico, placas de concreto, entre outras.

Abaixo, mais algumas possibilidades de uso e vantagens:

Pisos e Pavimentos Rústicos: têm características antiderrapante, pois as borrachas ficam aparentes na superfície do piso. Aplicação adequada para calçadas e estacionamentos;



Pisos e Pavimentos Lisos: no acabamento liso, as borrachas que substituem a brita não ficam aparentes na superfície, sendo uma opção para quem deseja utilizar o material;


Pisos e Pavimentos Estampados: possui acabamento de refinamento superior aos demais, citados anteriormente. Neste caso, o Concreto Ecológico é revestido por uma resina colorida (diversas opções de cores), que recebe um “carimbo” com desenhos (diversas opções de estampas).

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO CONCRETO ECOLÓGICO:

- Garante boa drenagem;
- Aceita pigmentos e estampas (colorido);
- Aumenta a resistência às variações volumétricas
- Aumenta a capacidade de deformação;
- Minimiza trincas e fissuras;
- Necessita de cuidados durante a aplicação, semelhantes ao concreto usual.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...