terça-feira, 1 de novembro de 2011

Docinhos de leite ninho

Receita
  • 1 lata de leite ninho
  • a mesma medida, menos 3 dedos de açúcar refinado (de confeiteiro)
  • leite de coco até soltar das mãos, mais ou menos 100ml
  • Corante alimentício em gel

Modo de preparo:
Misture tudo até ficar homogêneo. Mexa bem a massa com as mãos, essa parte dá um pouquinho de trabalho, cheguei a ficar com os braços doídos na primeira vez. O ponto certo é quando a massa fica macia, soltando da mão, sem ficar oleosa. Cuidado ao acrescentar o leite de coco. Vá pingando aos pouquinhos, se for demais, a massa fica oleosa.

Pra tingir a massa, divida-a em pequenas porções, de acordo com as cores de que precisará para mdoelar os seus docinhos. Use o auxílio da ponta de um palito de dente para acrescentar o corante à cada porção. Cautela com o corante! Vá acrescentando aos pouquinhos, até dar o tom que você quer. Basta um pouquinho de corante. O corante usado é o gel. Se usar o líquido, a receita fica muito mole.

Depois de tingidas as porções é fácil. Aí começa a verdadeira brincadeira e o trabalho artístico propriamente dito. Faça docinhos pequenos, do tamanho final de um brigadeiro de festa.

Depois de prontos, os docinhos podem ser congelados por até 3 meses. Recomendo congelá-los já nas forminhas apropriadas. Eu costumo congelá-los em depósitos plásticos rasos, do tipo apropriado para guardar frios (queijo e presunto), ocupa pouco espaço no freezer.

Para serem descongelados, os docinhos devem permanecer no mesmo recipiente, fechados por 3 a 4 horas, em temperatura ambiente, só então devem ser abertos, ou viram uma meleca só. Depois de descongelados, não podem ser novamente congelados.
Veja as Joaninhas da festa da Joana: aqui

Receita e passo-a-passo - Feito a mão

Um comentário:

  1. Lembro que na minha infância, eu e minhas irmãs fazíamos muito um docinho que tinha leite em pó na receita, mas não me lembro de usarmos leite de coco. Talvez fique bom com o coco, para quebrar o doce, por que da forma como nós fazíamos, ficava meio enjoativo! :) A massa, no entanto, era ótima para se trabalhar, e dava para fazer docinho no formato que você quisesse!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...