quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dedo ou chupeta?

Oh! Dúvida cruel..... Qual sua opinião?


Na sexta-feira passada Davizinho descobriu o dedão. Antes ele colocava a mão toda na boca e eu passei a deixar entendendo que era a fase oral. Agora é o dedão na hora do soninho ou quando está com fome.

Aí vem a dúvida. Deixar chupar o dedo e contar com a sorte para ele largar logo(e não chupar até os 7 anos), ou dar a chupeta nos momentos do soninho e esperar até ele entender que tem que abandonar?

Cada um cita seus prós e contras, e os dois são feios.... Não queria que isso estivesse acontecendo, mas... Fazer o quê?

  X  

"Cada bebê é diferente na necessidade de sucção. Há crianças que requisitam o seio o tempo todo, mas não porque estejam com fome, e sim porque precisam do conforto de sugar alguma coisa."

Experiência de uma amiga

Quando o Davizinho estava perto de chegar uma amiga que tinha a filha que chupava chupeta e já ia completar 2 anos, começou a falar para a filha que ela não era mais bebe e que chupeta era de bebe então quando o Davi nascesse ela deveria dar a chupeta para ele. Ela foi se convencendo disso, e sempre repetia: Quando o Davi nascer vou dar a chupeta para ele. 
Então chegou o grande dia! A primeira visita que ela fez ao Davi, chegou com uma sacolinha de presente cheia de chupetas. Ela entregou para ele, e ele "deu" um presente de menininha para ela.
Ela foi para casa e passou a semana mais chorosa nas horas em que usava a chupeta e sempre repetia que deu a chupeta para o Davi que era o bebê. Pronto! Passou!!
 
Algumas dicas do babycenter:

• Limite o uso da chupeta ao estritamente necessário, como durante crises de cólica ou na hora de dormir. O uso prolongado de chupetas está relacionado à ocorrência de otites médias e outros problemas (consulte a seção Desvantagens acima).

• Espere o bebê precisar da chupeta, em vez de colocá-la na boca dele automaticamente.

• Tente tirar o hábito de chupar chupeta o quanto antes, e se esforce ao máximo para que o costume já tenha sido abandonado de vez quando os dentes permanentes forem nascer (por volta dos 6 anos). O mais comum é os pais começarem a pensar em tirar a chupeta por volta dos 2 anos, mas você pode fazer isso mais cedo, até antes de 1 ano. A necessidade de sucção é muito maior nos primeiros meses. Depois os interesses do bebê se voltam para outros sentidos e vale a pena aproveitar a deixa para acabar com o hábito.

• Não deixe que o uso da chupeta vire um vício para o bebê, especialmente durante o dia. Você controla a chupeta, não ele. Não a deixe à disposição e evite usar cordinhas para prender a chupeta à roupa. Não é demais repetir: limite o uso para quando ele for absolutamente necessário.
 

4 comentários:

  1. Oiii. Esse assunto é meio complicado né?
    Mas eu como futura mamãe, vou dar a chupeta sim.
    Acho que ajuda o bebê a se acalmar.

    Acho que é como diz ali, é importante nos primeiros mêses, e devemos tentar controlar a hora de dar a chupetaa.

    beijinhos e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Meu bebe ainda nao nasceu, mas ja andei lendo muito sobre isso, e sei que ele/a vao ter chupeta sim. Agora entre o dedinho e o bico, ja vi escritores dizendo que o dedo facilita, pq vc nao precisa levantar a noite pra colocar a chupeta de volta na boca, mas tem o agravante de ser mais "dificil tirar o habito". Tenho amigas que chuparam dedo ate os sete anos e nao tem dentes tortos, soh os calinhos que ficam nos dedos eh que demoram pra sair, mas sao fofinhos!hihi

    Boa sorte ai!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tem nada de feio. Davizinho é lindo chupando dedo ou sapeta (como diz Emília).

    ResponderExcluir
  4. que coisa mais linda ele com o dedinho na bocaaaaa!!!! apaixonei com esse biquinho.
    Maaaaas eu acho q a chupeta é menos pior...depois fica um pouco mais fácil para tirar...hihii
    beijokas

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...