terça-feira, 7 de junho de 2011

Dieta da mãe influencia qualidade do leite materno, indicam pesquisas

Minha vó recebe o café na cama todos os dias e antes de levantar lê o Estadão. Sempre separa alguma matéria a quem interessar. Hoje estava arrumando meu escritório e encontrei essa matéria.

(15 de outubro de 2010 | 0h 00)

  • Estudo da Universidade Federal do Amazonas revela que uma colher de sopa de farinha de pupunha por dia pode resultar em um leite 30% mais rico em vitamina A.

 "A entrevista com as mães revelou muitos erros alimentares. Apesar de haver na região alimentos ricos em vitamina A, como buriti, abóbora e a própria pupunha, elas consomem principalmente alimentos ricos em carboidratos e pobres em micronutrientes, como arroz branco, farinha de mandioca e sucos artificiais", conta a nutricionista.

A dieta materna também é determinante para garantir o aporte adequado de vitamina C e do complexo B, que dependem do consumo diário, pois o organismo é incapaz de armazená-los, afirma o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprigio Guerra de Almeida. Ele destaca ainda a importância do consumo de ácidos graxos, como o ômega-3 presente nos peixes, essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso central. "Já o teor de ferro vai depender basicamente das reservas que a mãe conseguiu armazenar na gravidez", diz.

  • Avaliação da Fiocruz mostra que consumo de fast food pode reduzir valor calórico do leite 
Outro estudo, desenvolvido no Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, investiga os hábitos alimentares de mulheres que doaram leite com mais de 700 e menos de 400 calorias por litro. A engenheira de alimentos Danielle Aparecida da Silva conta que, embora a pesquisa anda esteja em fase piloto, é possível notar um padrão entre as mães que produziram o leite com maior valor energético. "Possuem uma dieta balanceada e diversificada e fazem cerca de cinco refeições ao dia. As do outro grupo ou se alimentavam de fast-food e guloseimas ou faziam um espaçamento maior entre as refeições", afirma.

"Para garantir um bom leite, o organismo da mãe vai consumindo suas reservas. É mais provável que ela sofra a carência de nutrientes antes do bebê."

  • Dicas importantes da alimentação durante o período em que estiver amamentando, a mulher deve consumir:
Leite: Três porções diárias de leite ou derivados (iogurte ou queijo)
Frutas: De três a quatro porções diárias
Verduras e legumes: De três a quatro porções diárias
Cereais: Seis porções diárias de cereais, pão ou massas
Peixe: Uma a três porções por semana
Carne Vermelha: Quatro porções por semana
Água: De dois a três litros por dia
Frequência: Procure comer a cada intervalo de três horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...