sexta-feira, 12 de agosto de 2011

conchiglioni - sugestão de almoço dia dos pais

Na sexta no programa da Ana Maria Braga ela deu uma receita ótima para o dia dos pais (aqui). Fiquei com água na boca e resolvi fazer esse post. Como cultura não faz mal a ninguém trago um pouco da história dessa massinha e algumas combinações possíveis.
Escolha o recheio e o molho e faça a festa!! É simples e gostoso, e você pode dar o requinte que a ocasião pedir escolhendo recheios e molhos apropriados. Quando eu fizer o meu dou mais dicas. 

obs(13/08/11): Fui a dois mercados bons e não achei o conchiglioni para comprar. Acho que a dica da Ana Maria fez acabar o produto no mercado! Aiii... Tô querendo comprar e rechear com carne seca e queijo....

 

História do Conchiglioni

"As conchas têm a forma das conchas do mar, com uma abertura longitudinal e estreita e pontas afuniladas. A referência marítima faz lembrar da costa do Mar Mediterrâneo, onde são comuns na dieta.
Elas podem ser coloridas com tinta de lula, espinafre, cenoura, tomate. As grandes são ideais para serem recheadas e, para evitar que se quebrem durante o manuseio ou se desmanchem ao cozinhar, têm espessura mais grossa. Para dar maior aderência ao molho, a maioria delas é riscada. A afinidade de forma e tamanho, assim como o contraste de cores, faz da conchiglione ótima massa para se aliar a mariscos, servidos com a própria concha, e a outros frutos do mar, como é o caso do prato italiano clássico Conchiglione pescatore, feito com vieiras, mexilhões, cogumelos e camarões cozidos no vinho e aromatizado com pimenta-do-reino, salsa, alho, cebola e azeite de oliva. Mas outros recheios de ricota, carnes e queijos são comuns, com as conchas cobertas com molho branco ou de tomate e levadas ao forno para gratinar." (daqui)

Para dar água na boca

 
 
 

Sugestões de recheio:
Frango com nozes picadas(aqui) ou tomate e requeijão (aqui)
Ricota com alcaparra(aqui), ou espinafre, ou salame, ou nozes (aqui), abacaxi (aqui)
Presunto e queijo (aqui)
Peito de peru e mussarela
Bacalhau desfiado
Salmao desfiado
Abobrinha e carne moída
Pasta de beringela (aqui)
Atum e queijos
4 Queijos, 3 queijos, queijo e bacon
Espinafre e peras (Aqui)
Shimeji com Tofupiry (aqui)
Camarão e alho poró
Carne seca com abóbora
Tilápia com pimentões 3 cores, cebola, cheiro verde, cenoura (aqui)

Sugestões de molho:
Vermelho
Branco
Rosê: vermelho e branco
Iogurte com hortelã (aqui)
Damasco (aqui)
Queijo (aqui)


Modo de preparo:
Em um refratário coloque o molho, depois a conchinha já cozida e recheada e cubra com queijo parmesão  e se desejar mais molho. Leve ao forno por 20 minutos em temperatura média (200º C).

Um comentário:

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...