quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atividade física deixa a criança mais inteligente, diz pesquisa

Recentemente, foi divulgado um estudo desenvolvido pelos professores da Universidade de Illinois, localizada nos Estados Unidos, que sugere que crianças que praticam atividades físicas tendem a ser mais inteligentes. Além disso, possuem uma memória melhor, já que o hipocampo ( parte do cérebro responsável por essa área e também pelo aprendizado) daquelas que se exercitaram era 12% maior do que o das sedentárias.

A pesquisa foi feita com um grupo de 49 crianças com idades entre 9 e 10 anos. Elas foram submetidas a um exame de ressonância magnética e também a um teste de aptidão física, em que precisaram correr numa esteira.

Para os cientistas que conduziram a pesquisa, a descoberta tem implicações importantes, pois incentiva as pessoas a praticarem esportes desde a infância. O que deveria ser mais um estímulo para que escolas e pais tornem o exercício uma prioridade na vida das crianças

Segundo a especialista em recreação e lazer, Vania Cavallari, o cérebro é estimulado quando a criança pratica exercícos, mas isso não faz dela, necessariamente, mais inteligente. "Para se movimentar as pessoas precisam pensar e aprender também", explica. E é isso que faz com que o cérebro se desenvolva melhor e fique mais rápido nas respostas aos desafios. "É comum ainda pensarmos que somente a escola, e as matérias tradicionais, podem melhorar a perfomance intelectual, mas não, qualquer coisa que a criança aprenda ajuda no desenvolvimento, pois o cérebro é um músculo e precisa ser constantemente estimulado", diz Vania. 

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...