sexta-feira, 18 de março de 2011

Os estágios do trabalho de parto

      Estou com 6 meses e meio de gravidez. Mais para lá do que para cá, portanto tenho que me preparar para a hora da chegada do Davizinho. Para o momento de transição, digamos assim. É muito bom ter ele na minha barriga e vai ser ainda melhor tê-lo em meus braços, mas o momento da saída dele de mim não é tão gostoso, agradável e confortável. Por tanto estou tentando me preparar psicológicamente para a hora.
       Vou tentar fazer o parto normal, mas se não der, vamos para a cesárea sem traumas.

_________________________________________

O trabalho de parto se divide em três estágios. Vamos ver o 1º estágio.                  

1º estágio, acontecem as contrações que levam à dilatação do colo do útero, cujo orifício abre 10 centímetros.

2º estágio, o de expulsão, quando você tem de fazer força.

3º estágio é a saída da placenta, depois que o bebê nasce. 

___________________________________________________
1º estágio: Fase 1

Cada mulher tem seu próprio ritmo de trabalho de parto. Algumas nem percebem as primeiras contrações e já dilataram vários centímetros quando se dão conta.

À medida que o colo do útero começa a dilatar, sua posição na pelve muda, e ele avança. Também fica mais flexível e fino. 

O que você pode fazer

Você pode ficar em casa, sair para dar uma volta a pé, assistir a um filme no vídeo, fazer os últimos preparativos, tomar um banho ou dormir um pouco. Relaxe o máximo que puder, apesar da ansiedade.

Se fizer muito tempo que você não come nada, coma algum carboidrato ao primeiro sinal de que pode ser trabalho de parto mesmo, porque depois, no hospital, os médicos preferem que se fique em jejum -- até de água.

Avise o médico sobre as contrações: ele vai querer se programar, mesmo que ainda falte bastante tempo para o parto em si. Essa fase pode durar muitas horas.  

1º estágio: Fase 2

Você estará em trabalho de parto ativo quando seu colo do útero tiver dilatado de 3 a 4 centímetros. As contrações vão ficando mais fortes e mais frequentes, e talvez mais longas. Elas podem chegar a intervalos de três em três minutos, e durar de 60 a 90 segundos.

O que você pode fazer

Vá para a maternidade, de preferência tendo consultado primeiro o médico por telefone. As contrações vão começar a vir uma em cima da outra. Tente ouvir o que diz o seu corpo. Será que você ficaria mais confortável numa outra posição? Ir ao banheiro ajudaria? Ou andar um pouco?

A respiração e o relaxamento são essenciais a essa altura, e seu parceiro pode ajudá-la. Um banho quente pode aliviar a dor -- há maternidades que dispõem de banheiras para isso, mas o chuveiro já ajuda.

Às vezes, em determinado momento do trabalho de parto, o colo do útero começa a dilatar menos, ou até pára. Se isso acontecer, experimente mudar de posição, ou pedir uma massagem para seu parceiro.

Caso sua bolsa não tenha rompido ainda, o médico pode sugerir estourá-la para ver se isso acelera o trabalho de parto. O processo em si não dói, mas as contrações, por outro lado, ficam mais fortes depois que a bolsa estoura.

É nessa fase também que você pode tomar uma anestesia peridural para aliviar a dor. A anestesia pode relaxá-la, facilitando a dilatação. 

1º estágio: Fase 3

Na fase de transição, o colo do útero chega a 10 centímetros de dilatação. As contrações podem durar até um minuto e meio cada, vindo em intervalos de dois em dois ou de três em três minutos.

Pode ser que você tenha tremedeira, sinta frio ou enjoo (ou talvez não sinta nenhuma dessas coisas!). Para muitas mulheres, essa fase é uma experiência tão intensa que parece que o corpo dela assumiu vida própria.

O que você pode fazer

Lembre que falta pouco. Aproveite ao máximo o intervalo entre as contrações para relaxar. No meio da contração, tente achar a posição em que se sentir melhor. Mantenha a respiração ritmada (inspire pelo nariz e expire pela boca, com os lábios relaxados), e, se tiver vontade de gritar, urrar e gemer, não se acanhe.

 Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/parto/estagios-parto/

Um comentário:

  1. Tem que se preparar mesmo!!!
    Até parece que vc ia se acanhar para gritar, urrar e gemer... hahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...