sábado, 24 de abril de 2010

Um comentário interessante...

Posto aqui, já que a pessoa colocou o contato no corpo do comentário e não sei como tirar.....


Vc me perdoe se transmiti grosseria na minha mensagem anterior. Não tinha esta intenção. Muito pelo contrario. Achei seu blog interessante e sua nota sobre a exposição no CCBB muito boa e sincera. Encontrei seu blog e alguns outros na procura de material sobre Anita Malfatti. E me aborreci tremendamente ao constatar o “mundo” de falsificações que inundam – impunemente – na internet. E não só Anita, não. Praticamente todos os artistas brasileiros – que foi o universo que pesquisei. O Mercado livre é uma afronta. Dá vontade de rir até, pela ousadia e pela péssima qualidade do que é apresentado. Preços vis, é bem verdade. Mas é sobretudo triste. E o pior e que comecei a constatar que alguns quadros falsos são reproduzidos em vários sites, mas as origens são poucas e conhecidas. (Leia por exemplo a revista Piaui no. 17 – Um Guignard fresquinho para você” http://www.revistapiaui.com.br/edicao_17/artigo_498/Cuidado_tinta_fresca.aspx
Cheguei à conclusão que a coisa funciona da seguinte maneira: o falsificador publica em algum (ou alguns) sites a “obra” que ele quer esquentar. Daí, através de tags poderosas (ou mesmo publicidade paga) toda vez que alguém procura pelo referido artista cai naquele site e por desconhecimento e ingenuidade reproduz a imagem e/ou a usa para ilustrar trabalhos escolares, etc. Cheguei a ver uma prova do ENEM reproduzindo uma escandalosa falsificação de Anita....
Voce sugere que eu procure a Policia. Não faço isto por vários motivos, inclusive por alguns que são decisivos: é perigoso e eu não tenho interesse particular. Além disso este absurdo é do mais amplo conhecimento de TODOS. O chamado “mercado de arte” está cansado de saber.
Vc pergunta quais as obras falsas que estão no seu blog (na postagem anterior pois a atual está perfeita). É fácil. Todas as que possuem nomes ridículos que Anita jamais usou. (Veja até onde vai a ousadia dos falsários). E todas cuja origem é suspeita. Posso até cometer alguma injustiça mas jamais vou misturar autentico com falso. Para isso eu só dou credito para obras que tenham origem boa: sites de museus, coleções, livros e exposições sérias e idôneas. Nem entro no mérito da qualidade, nas características pictóricas,etc. etc. Este é um segundo estagio.
Desculpe mais uma vez. Percebi na sua segunda postagem sobre Anita que você também percebeu e entendeu minha mensagem.
Chris

P.S. Os falsos ou duvidosos: “Recanto” e “A Bailarina” – tenho profundas duvidas, mas em relação à “Colheita de Ovos Fazendo Prosa” e “A Menina de Rosa e os Elementos da Natureza”, não tenho duvida nenhuma, são falsos. “A viola quebrada” cujo nome original é Serenata é uma obra inacabada e cá entre nós muito ruim. Mas autentica, infelizmente.

2 comentários:

  1. Polêmicas à parte, é muito triste essa pirataria maldita que se dissemina na nossa cultura. Seja qual for a forma de imitação (roupas, cds, dvd's, documentos e até as obras de arte). Lamentável minhas caras. lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Uma amiga me enviou a discussão sobre o tema “quadros falsos” neste blog e considerei interessante o tema sobre obras de Annita Malfatti.
    Sou Stella de Mendonça, sobrinha contraparente de Betty Malfatti que é sobrinha e herdeira direta de Annita. Sou restauradora e perita em sua obra quase uns trinta anos. Trabalhei e trabalho intensamente com colecionadores amigos e parentes de Annita. Pessoas que conviveram com a artista e possuem ou possuíram muitas de suas obras. Não vi as imagens dos respectivos quadros, mas os títulos se forem das obras que conheço poderei comentar:

    O recanto é um quadro da época alemã anos dez, pintado por Annita e participou de várias exposições desde a década de 70. Obra de um grande colecionador e amigo caríssimo de Annita.
    A Bailarina se for a que penso, pois existem várias com mesmo título, mas considerando a estranheza da espectadora acredito ser uma em que a obra foi presenteada por Annita na déc de trinta a uma parenta, não participou de exposições, mas é quadro conhecido dos mais chegados, onde Annita se utilizou de técnicas mais impressionistas para agradar a parenta ofertada. Seu irmão Guilherme censurava dizendo que Annita pintava maquiando seu expressionismo e agradar aos que não entendiam a desestruturação da forma e da cor!
    Colheita de ovos e prosa, obra pertencente de amigos próximos de Annita, pintada em sua chacrinha em Diadema interior de São Paulo déc de 50. Desta sua produção interpretava a alma brasileira e seus costumes no interior. Não participou de exposições.
    A menina de rosa, produzida nos anos 50, tem a caipirinha também de rosa, mas nesta, Annita condensou na tela a imagem estática em duas dimensões elementos da natureza, ou seja, envolveu quase todo o ambiente existente, com flores e um beija flor, bem subjetivo. Tela em especial que me lembra a composição de van Gogh.
    A viola quebrada é o título correto, de outro grande colecionador e amigo de Annita. É do início dos anos 50, participou de várias exposições onde Annita prestou homenagem aos poetas e suas serenatas. Nela apreciamos no primeiro plano o expressionismo que é figurativo a mulher e o violeiro, o fundo todo concretista considerado a anti-impressão da estética Expressionista. ...
    Existem diversos títulos e obras em coleções desconhecidas em todo o país. Felizmente indagando parentes e amigos, da velha guarda, inclusive a Betty numa convivência constante, me ajudaram a compor os títulos e suas respectivas pinturas, que acreditando num futuro recuperar.
    É notório que existam obras falsas pela internet de um modo geral de todos os artistas. Mas estamos dentro do possível sempre atentos ao assunto, inclusive sobre exposições ou alguns livros ou catálogos esquentarem obras falsas para o mercado. É coisa de cadeia mesmo!

    Abraços Stella

    Stella@portalartes.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...