sábado, 24 de abril de 2010

Porcelanato

Em pesquisa no site da Ceusa e Itagres...

O que é Porcelanato??
O Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico fabricado com tecnologia avançada. Diferencia-se dos demais revestimentos em função do seu processo de queima (alta temperatura), das matérias primas nobres que compõem a sua massa e também da absorção de água que é baixíssima, sendo < 0,1% para os porcelanatos técnicos e < 0,5% para os porcelanatos esmaltados. Este tipo de revestimento cerâmico, que teve origem na Europa (Itália), começou a ganhar destaque no Brasil no começo da década de 90. O Porcelanato foi concebido para aplicação de pavimento, porém, devido a sua elevada qualidade técnica através de suas características, que permitem a utilização mais diversificada possível, como por exemplo: revestimento em fachada de edifícios, etc... . Sua tecnologia possibilita a reprodução da beleza das pedras naturais, mas com características técnicas muito superiores.

O que é Polido e retificado? 
O Polido e retificado é um tipo de revestimento cerâmico fabricado com base porcelânica e decorado com esmaltes especiais de alta camada, conferindo ao mesmo uma beleza estética exclusiva, diferenciada dos demais revestimentos cerâmicos por seu alto brilho. De uma beleza rara, o produto possui um brilho extremo inigualável, facilitando a limpeza no dia-a-dia. Por ser um produto retificado é indicado e garantido para o assentamento com junta seca, dando ao ambiente depois de pronto, o efeito de uma única placa.


O que é Resistência a Abrasão (PEI)? 
É a resistência ao desgaste da superfície esmaltada causada pelo tráfego de pessoas, contato com sujeiras abrasivas e movimentação de objetos. É o PEI que orienta onde o produto pode ser utilizado. Quanto maior o PEI, maior a resistência ao desgaste do esmalte. Em produtos não esmaltados, como o Porcelanato Técnico, não é feito ensaio de PEI, portanto, não tem essa classificação. Para estes, é feito ensaio de abrasão profunda na superfície das placas cerâmicas.

O Porcellanato tem PEI?
Existem dois tipos de Porcelanato no mercado, Porcelanato Técnico e Porcelanato Esmaltado.
Técnico: É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes, corantes micronizados, sais solúveis, entre outros;
Esmaltado: É uma massa única que recebe sua cor através da esmaltação e decoração. Desta forma, todo material que contenha esmalte na superfície terá PEI, definido pelo fabricante, em conformidade com as Normas Técnicas.
ABNT NBR 15.463 - 19/02/07
Porcelanato Técnico = Absorção de água ≤ 0,10%
Porcelanato Esmaltado = Absorção de água ≤ 0,50%

O que é sistema junta-seca?
É um sistema introduzido pela Ceusa no mercado que consiste na utilização de placas cerâmicas em pisos e paredes sem juntas de assentamento, ou seja, as placas são encostadas umas as outras sem espaçamento, proporcionando mais beleza ao ambiente.

Qual o tipo de argamassa utilizar para assentamento dos revestimentos cerâmicos retificados CEUSA, com Junta Seca? 
Para assentamento dos produtos retificados (Grês Polido, Total Polido, Porcellanato e Marmi) com junta seca, indicamos a utilização de argamassa colante do tipo ACIII ou ACII para Porcelanato.

O Polido e Retificado e o Porcellanato, recebem na fábrica uma camada de cera especial para proteger o seu brilho de danos durante o transporte, manuseio e o assentamento. Como efetuar a limpeza?
Esta cera só deve ser retirada no final da obra. A remoção deve ser executada com o auxílio de produtos de uso doméstico, tais como álcool (automotivo). Produtos para limpeza de vidro, removedor de cera, ou produtos para limpeza de revestimentos cerâmicos. Cabe ressaltar que a cera não protege contra os riscos, sendo necessários cuidados com areia sobre o mesmo, durante os trabalhos de assentamento mesmo que o produto ainda contenha cera em sua superfície.
No dia-a-dia sugerimos a aplicação de ceras indicadas para produtos brilhantes, pois a mesma forma uma película protetora evitando o contato direto sobre a superfície com areias e sujeiras.

Como aumentar a vida útil do seu revestimento cerâmico?
::Procurar sempre utilizar capachos nas entradas das portas externas;
::Nunca utilizar produtos de limpeza que possuam ácido em sua formulação;
::Utilizar o revestimento certo para o lugar certo;
::Evitar o contato de produtos abrasivos sob superfícies brilhantes;
::Proteger os pés dos móveis com carpete ou feltro para não arranhar a superfície ao ser arrastados;
::Evitar a queda de objetos pesados e pontiagudos.
 

3 comentários:

  1. travertino.Menina, a minha casa é toda em marmore Acabamos de construir uma casa(para venda) em que colocamos porcelanato, simplesmente amei! Que praticidade...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, esta rolando um sorteio lá no blog.Participe e concorra a um jogo de taças de cristais.Bjos

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiii a dica... vamos de porcelanato minha gente.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...