sábado, 25 de fevereiro de 2012

Meu bebê amareeeelhiiiinho e o beta-caroteno

Meu filhote está bem amarelinho no rosto e dessa vez não é por causa da ictericia (estou devendo esse post). O consumo de alimentos com Beta-caroteno tem deixado ele dessa cor. Alimentos com Beta-caroteno são muito importantes para o bebe por ser o precursor da vitamina A.

A carotenemia não é prejudicial a saúde do bebê, é apenas uma questão estética que com a diminuição da porção diária de alimentos com Beta-caroteno, diminui aos poucos a coloração da pele do bebê.

Abaixo segue uma lista dos alimentos com bastante Beta-caroteno e que meu filho ama! Estou dando uma segurada nas papinhas de abóbora e diminui a quantidade de cenoura. Essa é uma boa dica para evitarmos algumas composições que sobrecarreguem com esse elemento. 

É melhor não fazer papinha com abóbora/cenoura e inhame/batata-doce e ainda dar fruta de manga! Podemos colocar com abóbora a batata! Dar manga no dia da papinha de brócolis!  

MANGA (ama!!):Além de excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C, a manga fornece também vitamina E e niacina. Com alto teor de ferro e potássio, ela é saudável por ter um baixo teor de calorias e alto teor de fibras. 

CENOURA: É excelente fonte de beta-caroteno, o precursor da vitamina A, e boa fonte de fibras e potássio. É uma boa aliada na prevenção da cegueira noturna, e pode também ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger contra o câncer. Se consumida em excesso, porém, pode dar à pele uma coloração amarelada.  

ABÓBORA: É uma rica fonte de beta-caroteno, possui alto teor de fibras, além de boa quantidade de vitamina C e potássio. Contém poucas calorias, meia xícara tem cerca de 40, e suas sementes são fonte de proteína, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E e fibras. As sementes devem ser lavadas e postas para secar, após, assadas por 1 hora a 120ºC. Devido a sua casca dura, as abóboras são ideais para o armazenamento, durando cerca de 1 mês em local seco e fresco. 

BATATA-DOCE: É uma excelente fonte de beta-caroteno, o que ajuda a evitar certos tipos de câncer. Apesar de seu gosto adocicado, a batata-doce tem muito amido e fornece quase a mesma quantidade de calorias que os outros tipos de batatas. Existem duas variedades: as de polpa amarelo-alaranjada e as de polpa branco-cremosa.  

INHAME: O inhame é um tubérculo rico em amido, beta-caroteno, vitaminas C e do complexo B e contém, ainda, cálcio, fósforo e ferro. É um alimento recomendado especialmente na prevenção de doenças como dengue, malária e febre amarela. Mas, cuidado, estraga facilmente e algumas variedades são tóxicas.  


Fonte: ABC -  ótimo site com as características dos alimentos. 

2 comentários:

  1. Adorei esse post, meu bebe ama abobora e batata-doce, percebi que a coloração do rosto tinha mudado, mas nem imaginei que podia ser por causa da alimentação. Vou segurar um pouquinho, muito obrigado pela enorme dica.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Acho que se ele tomar sol ele deixa de ficar amarelo. Vai ficar cenoura-e-bronze!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...