sexta-feira, 20 de maio de 2011

Banco de cordão umbilical e placenta

    Pelo menos aqui em Brasília todo lugar de grávidas tem folder de bancos de sangue de cordão umbilical e placenta. A idéia é que você pague uma quantia anual para que eles congelem esse sangue rico em células tronco para caso seu filho venha precisar em caso de leucemia ou outras doenças que vem sendo pesquisadas e tratadas com a tal célula ele tenha essa proteção.
   Então pensamos porque jogam fora esse sangue?? Não existem bancos públicos????
   Fomos atrás de resposta e encontramos a informação de que existem 13 bancos públicos. Você pode doar esse sangue. Não vai ficar para o seu filho, mas vai para alguém compatível.
    
    O responsável geral pelos bancos é o INCA (Instituto Nacional de Câncer - localizado no Rio). As 13 cidades com os bancos estão relacionadas abaixo. Nem todas estão a pleno vapor. Ligue no Hemocentro e se informe. 

  • 4 em São Paulo ( Hospital Albert Einstein, Hemocentro da Universidade de Campinas/Unicamp, Hemocentro de Ribeirão Preto e Hospital Sírio-Libanês - mar 2010 )
  • 1 no Rio de Janeiro (no INCA)
  • 1 no Distrito Federal, jun 2010 (coleta no HRAN e HRAS)
  • 1 em Santa Catarina (Hemocentro Florianopolis)
  • 1 no Rio Grande do Sul (Hospital de Clinicas)
  • 1 no Ceará (Hemocentro de Fortaleza)
  • 1 em Belém (Hemocentro do Pará)
  • 1 em Recife, nov 2010 (Hemocentro de Pernambuco)
  • 1 em Curitiba (Hospital de Clinicas)
  • 1 em Belo Horizonte (Hemominas - que contemplará doação de tecidos)
   
     Mais informações do banco do seu estado (http://www.cancer.org.br/projetos-brasilcord.php)
 
“hoje, 75% dos pacientes não encontram doador compatível entre os irmãos e não há como suprir essa necessidade somente com os doadores voluntários”

     Descobri o banco de sangue de cordão e placenta de Brasília. Fica no Hemocentro. O Banco de Brasília (tel: 3327.1286 - Alessandra),  tem convênio com as maternidades do HRAN e HRAS (mas só o HRAN está coletando). Ainda está em fase de validação (não estão congelando).  Infelizmente as maternidades particulares não estão participando em Brasília e nem sei se tem interesse. Mas deveria ter alguma lei que permitisse que o Hemocentro fosse fazer a coleta na sua maternidade e eles deveriam ter condições para isso.  Se é tão importante.... Se funciona mesmo... Tem que investir na coleta onde quer que haja interesse.


        A idéia é que após a coleta do sangue da placenta e cordão, sejam analisadas as características do sangue e entra num registro nacional para cruzamento de dados. Como o Brasil é um país bem diversificado aumentam as possiblidades de uma pessoa necessitada da célula para tratamento seja encontrado um compatível.
      

Como disse meu marido: 
"Se todos participassem, caso nosso filho venha a precisar ele terá a disposição no banco."

2 comentários:

  1. Interessante vou me informar e doar também... quando tiver meu baby!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessante mesmo!!!
    E não custa nada doar! Mais pra frente vai ajudar e MUITO alguém que precisa bastante.
    Boa semana, Clara!

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...