domingo, 20 de março de 2011

Terceiro estágio: a saída da placenta

O trabalho de parto se divide em três estágios. Vamos ver o 2º estágio.                  

1º estágio, acontecem as contrações que levam à dilatação do colo do útero, cujo orifício abre 10 centímetros.
http://claraviegasmiranda.blogspot.com/2011/03/os-estagios-do-trabalho-de-parto.html

2º estágio, o de expulsão, quando você tem de fazer força. 
http://claraviegasmiranda.blogspot.com/2011/03/segundo-estagio-periodo-expulsivo.html

3º estágio é a saída da placenta, depois que o bebê nasce. 

___________________________________________________

Depois que o bebê nasce, as contrações voltam depois de alguns minutos, mas com muito menos intensidade. Elas fazem com que a placenta se desprenda da parede uterina e caia na parte de baixo do útero. É provável que você tenha vontade de fazer força.

A placenta, que sustentou o bebê durante toda a gestação, sai pela vagina junto com a bolsa de líquido amniótico vazia.

O médico vai examinar com atenção a placenta e a bolsa para ver se não sobrou nada para sair. Também vai apalpar seu abdome para verificar se o útero está se contraindo, a fim de conter o sangramento no local onde a placenta estava.

Quanto tempo vai demorar?

A saída da placenta leva entre cinco e 15 minutos na maioria dos casos, mas pode demorar até uma hora.

O que você pode fazer?

Você não vai estar muito interessada nesse estágio, porque todas as suas atenções estarão no bebê. Só o fato de ver e pegar seu bebê, e de oferecer o seio a ele, já estimula os hormônios que ajudam a placenta a se desprender.

E depois do terceiro estágio, o que acontece?

Agora que o parto acabou, você pode se sentir trêmula por causa da adrenalina e dos ajustes que seu corpo começa a fazer imediatamente com tamanha mudança.

Ou pode se sentir nas nuvens, como se tivesse "tomado umas". Há mulheres, no entanto, que têm dificuldade de prestar muita atenção ao bebê logo depois do nascimento, principalmente se o trabalho de parto foi cansativo.

Não há nada de errado com os instintos maternais: elas estão simplesmente exaustas. Se isso acontecer com você, vá com calma. Quando estiver descansada, vai estar bem mais interessada em conhecer seu filho.

Você provavelmente estará faminta, e, depois de comemorar com a família mais próxima, pode já ligar para os amigos para dar a boa notícia.

Enquanto os médicos cuidam do bebê, você pode perguntar qual é a nota Apgar dele, um número que descreve o estado da criança (afinal, preocupação de mãe começa cedo).

E então admire seu bebê. Segure-o no colo bem pertinho de você, de preferência com o contato da pele. Ofereça o seio o quanto antes: as enfermeiras vão ajudá-la a amamentar.

Não se preocupe se o bebê não parecer muito interessado. Só de ele estar ali, sentindo seu cheirinho e encostado em você, o aleitamento já estará sendo incentivado.
Fonte: http://brasil.babycenter.com/pregnancy/parto/estagios-parto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...