quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Quanto engordar durante a gestação?

Vale a pena a mamãe procurar uma nutricionista que fará uma dieta adequada para cada mãe e seguir num acompanhamento mensal ou bimestral.

Enjoy!!
________________________________________________________________


 Alguns pontos importantes sobre a classificação nutricional inicial:
-Baixo peso: a gestante deve ganhar de 12,5 a 18Kg no total.
-Com peso normal: a gestante deve adquirir de 11,5 a 16Kg no total.
-Já no sobrepeso o ganho deve ser de 7 a 11,5Kg até o final das 40 semanas.
-Na obesidade o ganho deve ser de até 7Kg no final das 40 semanas de gestação.

-É preciso esquecer o mito que presume que a mãe deve comer por duas pessoas. Isto não é verdade, mas um risco que a futura mãe pode estar se colocando junto com seu bebê.
-Evitar sal e chocolate em excesso e eliminar o álcool.
-Ingerir apenas uma ou duas porções de café por dia.
-Tomar mais de dois litros de líquido diariamente. Isto é essencial para a formação do líquido da placenta e do sangue circulante do bebê. Além disso, o hábito auxilia a excreção de produtos residuais do feto.
-O líquido também está envolvido na preparação da mama para amamentação e no auxílio à fixação das fibras, que colaboram para melhor mobilidade intestinal.
-A ingestão de fibras é fundamental para o bom funcionamento do intestino. O ideal é ingerir bagaço da laranja, casca de frutas, semente de mamão (não mastigar), verduras verdes em grande quantidade, gergelim, frutas secas, farelo de trigo, entre outros. Este hábito educa o intestino, facilitando o trânsito intestinal e, consequentemente, a regularização do mesmo. Dessa forma, evitará tromboses hemorróidas.
-Evitar peixe cru e carne mal passada. No caso destes alimentos, não se sabe sua procedência e por qual processo de manipulação,higienização e armazenamento eles passaram. Sua ingestão de maneira inadequada e sem segurança pode ocasionar problemas como, por exemplo, toxinfecção alimentar e infecção intestinal. O cozimento dos alimentos proporciona maior segurança na eliminação de microorganismos que podem ocasionar mal-estar, e na verdade não momento de pensar nisto agora, então é melhor prevenir.
-É comum ter refluxo e azia no final da gestação. Recomenda-se o fracionamento das refeições (de 6 a 8 pequenas refeições por dia) para que a mulher se sinta mais confortável. Evitar também a ingestão de líquidos durante as refeições. Se o refluxo estiver incomodando, levante os pés da cabeceira da cama 4cm. Não coloque travesseiros, essa posição piora o problema.

Atenção especial se dá aos nutrientes específicos listados abaixo, pois sua necessidade pelo organismo, neste momento, estão em quantidades aumentadas para a formação do feto:
-Ferro: evita anemia.
-Cálcio: endurecimento dos ossos e dos dentes do bebê. A mãe também necessita de uma reserva de cálcio para o período de amamentação que virá.
-Vitamina A: desenvolvimento dos tecidos, ossos e dentes.
-Ácido fólico: formação do tubo neural da coluna cervical.
-Vitamina C: auxilia na absorção do ferro pelo organismo. Frutas cítricas devem ser consumidas na hora.

Fonte: http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-saude.php?id_not=3650

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...