terça-feira, 15 de setembro de 2009

O que é PEI de revestimentos?

Os revestimentos cerâmicos também são classificados segundo teste de resistência do esmalte da peça ao desgaste por abrasão. Essa classificação é conhecida como Índice PEI, onde são indicados os ambientes mais adequados para sua aplicação.

A sigla PEI origina-se do laboratório que desenvolveu este método de ensaio ( Porcelain Enamel Institute), e indica um índice de resistência ao desgaste superficial em placas cerâmicas esmaltadas para revestimento (expostas a uma carga abrasiva a um determinado número de giros).

Piso ou parede?

Diferenciar placa cerâmica para piso ou parede significa diferenciar resistência a abrasão e carga de ruptura. As solicitações da placa cerâmica para parede em geral não requisitam maiores cuidados e resistência mínima a ruptura: módulo 18 N/mm2 e carga de 400N. Dependendo do uso, característica como absorção de água, expansão por umidade, resistência ao ataque químico, resistência a manchas, etc, podem ser importantes.

Ao usar o produto cerâmico para piso é importante observar diversas características não exigidas para parede como a resistência á abrasão, relacionada ao tráfego de pessoas, resistência a ruptura, de acordo com a carga que será submetido, possibilidade de impacto, o coeficiente de atrito, em função do escorregamento do chão e, por fim, a resistência a manchas e a facilidade de limpeza.

Como é feita a análise e classificação em relação á DEFEITOS ?

A análise da superfície das placas cerâmicas, é efetuada a olho nu, sob iluminação adequada, para detectar defeitos que comprometam a estética do produto, tais como bolhas, pintas, furos, saliências, lascamentos, erros na decoração, etc, sendo os produtos classificados como:

Extra (A) - Defeitos visíveis até 1m de distância;

Comercial (C) - Defeitos visíveis de 1m a 3m de distância;

Refugo (D) - Defeitos visíveis acima de 3m de distância

Por norma, o consumidor deve receber 95% das placas dentro do padrão de qualidade pelo qual pagou.

Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/pisos_ceramicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...