terça-feira, 29 de setembro de 2009

Athos Bulcão e a riqueza da azulejaria brasileira


"Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito.Um prêmio moral". Athos Bulcão

Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho de 1918. Faleceu no último dia 31 de julho de 2008, no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. Dedicou grande parte da sua vida a Brasília, cidade que escolheu para viver. Chegou em 18 de agosto de 1958, e residiu até o fim da sua vida.




Athos Bulcão é responsável pelo conjunto de uma obra de qualidade artística inigualável. Artista múltiplo, sua arte está ao alcance do cidadão em seu trajeto cotidiano: no parque, nos muros, nas escolas, nos edifícios residenciais e nos prédios públicos. Como diria o arquiteto e amigo de longa data, João Filgueiras Lima, o Lelé, “como pensar o Teatro Nacional sem os relevos admiráveis que revestem as duas empenas do edifício, ou o espaço magnífico do salão do Itamaraty sem suas treliças coloridas?”, difícil imaginar.

Athos cursou medicina, mas abandonou-a por amor à arte. Expôs sua obra nos mais importantes espaços culturais do país. Viajou pelo mundo afora e por lá deixou a sua marca. Seus painéis podem ser vistos na França, Itália, Argélia, Argentina e Cabo Verde, dentre muitos outros paises.

Saiba mais:
http://74.125.93.132/search?q=cache:1RaaFIrWeNMJ:https://www.correioweb.com.br/cbonline/cidades/pri_cid_65.htm+Athos+Bulc%C3%A3o+e+a+riqueza+da+azulejaria+brasileira&cd=10&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

Fonte: http://m2arquitetura.blogspot.com/2008/08/brasilia-sem-bulco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...