segunda-feira, 30 de março de 2009

Chita é arte, artesanato, design - chita é cultura




http://www.viladoartesao.com.br/blog/2008/10/chita-e-arte-artesanato-design-chita-e-cultura/
6 de outubro de 2008 por Cris

Quem aí não curte uma estampa daquelas bem “cheguei” em chitão? Azulão e laranjão? Pode ser?

Ahhh, admita………..curte sim !!!!

Pois a chita, ou chitão como chamamos hoje em dia, tem muita história. O tecido chita surgiu na Índia, e no Brasil existem amostras dele datadas do ano de 1885, com estampas mais miúdas, que imitavam o antigo estilo inglês Liberty. A chita é feita sobre uma base de algodão, o morim, e usa estampas florais muito coloridas, em cores chapadas, com predominância de uma em especial. Por ser barata seu uso sempre esteve ligado à população mais simples, em roupas infantis de brincar, trajes de moradores rurais, trajes de festas populares e na decoração de suas casas, em cortinas, toalhas de mesa e roupas de cama. Todas essas aplicações da chita foram tão marcantes, que ela faz parte do patrimônio cultural brasileiro. Quando as inovações tecnológicas na área têxtil despertaram o desejo popular por outros tecidos, a chita perdeu mercado e muitos dos seus fabricantes desistiram dela.

Mas eis que a chita renasceu das cinzas. Éééé…………..não é que tem muito estilista usando chita, faz um tempão, pra criar estilo e design? Chita é moda, é fashion e é chique, quem diria!!!! Já ganhou livro patrocinado por museu, Que Chita Bacana, de Renata Mellão, que reúne 3 anos de pesquisa sobre o assunto, e seu lançamento teve direito a exposição em várias cidades brasileiras. Até o famoso designer Philippe Starck já usou chita em uma das suas cadeiras, a Mademoiselle. E essa “bolsinha” Prada, lembra ou não lembra a padronagem do chitão?!?!?

E você? Conta para nós que coisas você tem em casa feitas com a chita. Escreva.

2 comentários:

  1. Muito, mas muito usada lá nas minhas bandas! Cobre criança e adulto, serve pra fazer toalha de mesa, vestido pra dançar quadrilha, cortina ... eu já vi a Chita cobrir de tudo. Hehehe

    ResponderExcluir
  2. Clara, eu adoro chita! Faço artesanato com ela e gostaria que você visse meu site: www.comchitabrazil.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho. Compartilhe suas experiências...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...